Reino Unido trocou uma das ilhas localizadas na Indonésia por Manhattan

 

Localizado entre as ilhas da Indonésia, está o arquipélago de Banda, que também é chamado de Ilhas das Especiarias. Quando os navegantes começaram a explorar os mares, essas ilhas eram conhecidas pelos negociantes da Arábia como Sete Mares, e conseguir chegar até essa região representava estar o mais distante do continente europeu. Essas ilhas dos Sete Mares eram descritas pelas cartas náuticas como “Terra dos Dragões”.

Entre as milhares de ilhas encontradas na Indonésia, o oceano é usado para a navegação há milhares de anos. De acordo com as embarcações, sabemos mais sobre as tribos e as suas culturas, como por exemplo as canoas, que possuem dimensões limitadas e são feitas com troncos de árvores, ideais para percursos mais curtos. Com as suas formas alongadas e mais estreitas, elas facilitam a saída pelas areias da praia e atravessam as ondas com facilidade.

Já as escunas possuem tamanhos maiores e são chamadas de phinisi, em indonésio. Elas são fabricadas de maneira artesanal e possuem dois mastros, e foram influenciadas pelas pequenas embarcações holandesas, que desembarcaram em Banda no ano de 1599.

Alguns países europeus estavam em busca das Ilhas das Especiarias e esperavam ganhar a liderança do comércio de alguns itens, como a canela e o cravo. Encontrando essas ilhas eles esperavam ganhar muito dinheiro excluindo os intermediários das negociações, já que comerciantes árabes e asiáticos encobriam a verdadeira localização das ilhas dos ingleses, portugueses, holandeses e espanhóis.

Quando as ilhas foram finalmente encontradas pelos holandeses, eles decidiram criar a Companhia das Índias Orientais para garantir o seu investimento.

O arquipélago de Banda era o único que apresentava  o cultivo de noz-moscada,  e os valores dessa especiaria eram gigantescos. Os holandeses escravizaram a população do arquipélago e tudo indicava que a Holanda, teria um monopólio duradouro sobre esse território. Mas havia um fator que poderia atrapalhar os planos holandeses, já que a ilha de Run, pertencente ao arquipélago de Banda, havia sido conquistada pelos ingleses.

Apesar de ter um território com menos de 3 km de extensão, a conquista de Run se transformou em um importante passo para a criação da autoridade britânica no local.

Esse enclave persistiu por quatro anos, quando em 1664, os britânicos enviaram quatro fragatas e tomaram uma região de possessão holandesa, em uma espécie de vingança. Ingleses e holandeses depois de três anos firmaram um acordo e fizeram uma troca: a Inglaterra ficou com a ilha conquistada chamada Nova Amsterdã, que passou a se chamar Nova York, e a Holanda ficou com a ilha de Run. Atualmente o arquipélago de Banda é controlado pela Indonésia, que é dona de toda produção de noz-moscada.