Quais as funções da escarola?

A Escarola pertence a mesma família de folhas como as alfaces, entretanto, as suas folhas são mais maduras, escuras e possuem um sabor mais amargo.

Na antiguidade ela era utilizada para a culinária medicinal, já que ela é rica em inúmeros nutrientes como a vitamina A, B, B2, C. A Escarola ainda possui minerais como o Cálcio, o Ferro, o Potássio,o Fósforo, o Magnésio, o Selênio e o Zinco. Além disso, ela possui fibras, o que auxilia na evacuação e em um emagrecimento saudável.

Ela é rica em fibras, o que auxilia no trato intestinal, mas além disso os carotenoides presentes têm a capacidade de proteger as células do corpo contra a ação dos radicais livres. E elas ainda ajudam na prevenção de certas doenças, como, por exemplo, as cardiovasculares.

A Escarola ainda possui Ferro e Cálcio, que é benéfico para os ossos e para a manutenção dos mesmos ao decorrer da vida e prevenir doenças como, por exemplo, a Osteoporose.

O sistema imunológico também é beneficiado pela Escarola, já que ela é rica em betacaroteno, sais minerais, ferro, ambos essenciais para os glóbulos vermelhos e prevenção de anemia.

A escarola é ideal para a prevenção do câncer de Cólon, já que possui a chamada inulina, essencial para facilitar o trânsito intestinal e proteger contra o câncer de cólon. A absorção de nutrientes e de sais minerais pelo intestino também são propiciadas. Como uma excelente fonte de fibra, a evacuação é beneficiada.

Além de tudo isso, a Escarola é tão maravilhosa que possui outros inúmeros benefícios como o betacaroteno, ação antioxidante, preserva os olhos, aumenta a defesa do organismo e previne a infecção de várias doenças. Como ela é fonte de vitamina B, produz e garante a energia pelo organismo e o bom funcionamento de sistema nervoso.

Como ela é fonte de vitamina B9, também chamada de ácido fólico, essencial para a produção do material genético, além de prevenir inúmeras más- formações fetais.

Como a mesma é rica em Potássio, ela consegue atuar como regulador de pressão, do pH sanguínea, nos auxílios digestivos e contrações musculares. Além disso após atividades físicas, o potássio contribui com a recuperação muscular.

A consulta de um nutricionista é indispensável, para que a sua dieta seja balanceada e equilibrada.