A abóbora é benéfica para o corpo?

A Abóbora é um alimento extremamente versátil, podendo ser utilizada em inúmeros pratos, como tortas, sobremesas, sopas, purês, massas e como acompanhamento. Além de versátil, quase todas as suas partes podem ser utilizadas, desde a flor da abóbora, as sementes e até casca, como enfeite.

As calorias das abóboras são baixas, e são riquíssimas em carboidratos, fibras alimentares, além de conter vitamina A, B, C, E e a vitamina K, menos conhecida mas essencial para a nossa saúde. Minerais como o Ferro, o Cálcio, o Magnésio, o Fósforo, o Manganês e o Zinco também estão presentes neste vegetal.

O consumo da abóbora e de suas sementes combatem o colesterol no organismo, já que ela não tem colesterol e têm em suas sementes fitoesteróis, que reduzem o colesterol LDL, que prejudica a saúde, e aumenta o colesterol HDL, que traz inúmeros benefícios para o corpo humano.

A abóbora é excelente para pessoas que sofrem de diabetes, já que possui baixos índices glicêmicos. Este vegetal ainda auxilia na produção de insulina e na cura de tecidos pancreáticos, dois itens necessários para que a saúde dos diabéticos se estabeleça de uma maneira boa.

O consumo frequente de abóbora auxilia a combater o câncer e a preveni- ló, graças as grandes quantidades de carotenoides e antioxidantes, nutrientes estes que combatem as células cancerígenas e aos cânceres de mama, do colo de útero, do pulmão, do cólon e também o de pele.

Embora muitos não saibam, este legume é imprescindível para quem possui doenças de coração ou para quem deseja ter uma boa saúde cardíaca. O Magnésio, os carotenoides e os folatos reduzem a pressão arterial e diminuem os riscos de enfartos, derrames e ataques cardíacos.

Os olhos também são beneficiados, já que as zeaxantinas presentes ajudam na proteção da retina dos olhos de raios UV, além do consumo diário combater a cegueira noturna e a catarata.

É necessário salientar que o consumo exacerbado de qualquer coisa não é benéfico, por isso, consuma com equilíbrio.